domingo, 16 de outubro de 2016

Vamos falar de TERROR, por favor!

O desconhecido é sedutor e aterrorizante e nesse sentido Junji Ito é genial!

Famosa pelas obras de terror e fantasia, a editora DarkSide Books surpreende à todos anunciando seu primeiro título em mangá. Para começar com o pé direito, a editora publicará nada mais, nada menos, que "Ma no Kakera (Fragments of Horror)", excelente mangá do mestre Junji Ito.

O anúncio do mangá foi feito na última Bienal do Livro em São Paulo
Antes de falarmos a respeito de "Fragments of Horror", gostaríamos de apresentá-los ao mestre do  terror Junji Ito.


Junji Ito nasceu em 1963, na província de Gifu, no Japão. Ito interessou-se por mangás, especialmente os de horror, desde a mais tenra idade. Uma obra que o influenciou nesta época drasticamente foi "Hyouryuu Kyoushitsu (The Drifting Classroom)" do mestre Kazuo Umezu, além das obras do mangaká Shinichi Koga. Posteriormente, por volta do início dos anos 90, Ito começou a desenhar e escrever seus próprios mangás, enquanto conciliava com seu trabalho como técnico de prótese dentária. Vale ressaltar que em 1986 o autor havia ganhado uma menção honrosa no "Prêmio Kazuo Umezu", por um trabalho que enviará à revista "Gekkan Helloween"; uma publicação da editora Asashi Shinbunsha. E em 1987, inscreveu-se novamente e foi agraciado como vencedor com o mangá chamado "Tomie".

Se hoje Junji Ito é uma autoridade quando o assunto é mangá de terror japonés é devido sua genialidade, sem dúvidas. Entretanto, é inegável, e o próprio autor adimite, suas influências por inúmeros mangakás e escritores como Katsuhiro Otomo (isso mesmo, o autor de Akira), Yasutaka Tsutsui, Hideshi Hino, Furuka Shinichi e até mesmo por Howard Phillips Lovecraft, entre outros.

Entre os inúmeros trabalhos de Junji Ito, provavelmente os mais conhecidos no Ocidente são "Tomie", que conta a história de uma garota que após ser morta e esquartejada por seus próprios colegas de classes, volta para se vingar de todos eles. "Uzumaki", onde ficamos conhecendo uma cidade que está amaldiçoada e obcecada com espirais. Além de "Gyo", um conto bem bizarro onde todos os peixes do mar “desenvolvem” pernas e vem à superfície tocar o terror.

(Por favor "DarkSide Books", caso estiverem lendo esta matéria - quanta pretensão né kkkk - por favor, publiquem as demais obras do mestre Junji Ito).

-
Ma no Kakera (Fragments of Horror):
A capa de "Fragments of Horror" é um misto entre a obra "O Grito" do pintor norueguês Edvard Munch com um toque especial do autor
 Ma no Kakera começou a ser serializado entre os anos de 2013 e 2014 no Japão, estes contos foram serializados em duas revistas japonesas: a Nemuki e a Shinkan - esta última publicou apenas o conto: "Mimi Kosuru Onna (Mulher sussuro)". Posteriormente, todos os essas historietas foram compilados em um único volume. Em "Fragments of Horror", o leitor irá se deparar com histórias "impregnadas" com o estilo característico e habilidoso do mestre Junji Ito. Com uma narrativa singular e viciante, Ito consegui produzir histórias, embora as vezes curtas, mas extremamente estranhas e/ou horripilantes.

A impressão que tive ao ler este mangá, embora as histórias sejam independentes, foi que há uma certa "conexão" entre elas, uma espécie de mensagem moral. Onde personagens são punidos por traições, estupidez, submissão, e assim por diante.

Dos oito contos, embora tenha gostado de todos, os que mais me impressionaram foram: "Kuroi  Tori (Pássaro Negro), onde acompanharemos o desespero do protagonista para livrar-se de um "pássaro" nada peculiar, além de Kaibou-chan (Dissecção), uma garotinha fascinada por dissecções, além de "Mimi Kosuru Onna (A Mulher Sussurante") e Nanakuse Kyokumi.


Segue a relação dos contos:

1 - Futon
2 - Mokuzou no Kai (Mansão Assombrada de Madeira)
3 - Tomie Akai High-neck (Tomie: Gola alta vermelha)
4 - Yuruyaka na Wakare (A Vagarosa Despedida)
5 - Kaibou-chan (Dissecção)
6 - Kuroi Tori (Pássaro Negro)
7 - Nanakuse Kyokumi
8 - Mimi Kosuru Onna (A Mulher Sussurante)
 
"Fragments of Horror" será a grande surpresa da editora DarkSide Books para o ano de 2017. O título estreará o novo selo da editora, "Tokyo Terror". Ainda não foi divulgado a data exata de lançamento, muito menos os detalhes de como será a edição nacional. Contudo, gostaríamos que a DarkSide Books preservasse ao máximo todos os detalhes desta belíssima edição.

Detalhes da edição norte-americana publicada pela editora Viz

A edição norte-americana, publicada pela editora VIZ nos EUA, e a edição especial japonesa possuem capa dura, além destes efeitos especiais em alto relevo na sobrecapa. Seria MUITO interessante se na edição nacional mantivessem todos estes mesmos "mimos"!

Enfim, fica a dica do "Blog Leitura Mania", espero que gostem.


Por Viriatus


Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

- Página Leitura Mania no Facebook:
https://www.facebook.com/Leitura-Mania-618462511630488

- Grupo Leitura Mania no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/1411965975486942

Nenhum comentário:

Postar um comentário