quarta-feira, 18 de maio de 2016

Entrevista sobre Hábitos literários: Cristina Pezel


Oi leitores, 
As entrevista com autores continuam a todo vapor. Então hoje vamos conhecer Cristina Pezel e seus hábitos literários. Vamos a entrevista: 



Se apresente e nos fale quais gêneros literários gosta de ler.

R:Sou Cristina Pezel, publicitária, casada e tenho três filhos. Gosto de ler ficção e principalmente fantasia. Aprecio muito as obras de C.S. Lewis, Tolkien e George Martin. Também adoro séries como Star Trek, Lost, GOT, The Walking Dead.

Quando resolveu escrever um livro quais foram suas motivações?

R:Em primeiro lugar, eu adoro projetos e desafios, e me propus a criar um mundo ficcional com toda a complexidade decorrente – estrutura política, social, personagens, locais... e transformar isso tudo numa estória de fantasia com personagens apresentados desde a sua infância até a idade adulta.
Fazer de um mundo ficcional algo verossímil é um processo trabalhoso, mas muito recompensador. Depois, a escrita sempre serviu como terapia para mim e me ajudou a enfrentar grandes sofrimentos que abalaram minha família nos últimos anos. Escrever foi minha forma de enfrentar tudo isso de forma saudável.

Acredita em inspiração? Quais foram as suas inspirações ao começar a escrever?

R:Acredito que o texto muitas vezes se escreve sozinho. Na verdade, esse fato “mágico” é uma forma de estarmos inspirados. Quando traço a estrutura das minhas estórias, sejam elas contos ou uma obra grande de fantasia, como é o caso do livro O MUNDO DE QUATUORIAN, os personagens parecem decidir por si mesmos os rumos a tomar, e os fatos acontecem de forma diferente do que eu havia planejado. No livro, tudo fluiu dessa forma e gerou um resultado que me deixou muito satisfeita.

Para você, o que significa ser escritor?

R:É viver em mundos paralelos que construímos para completar o mundo que achamos ser real. A realidade não nos basta. O escritor vive ansiando essa vivência em outros lugares, situações... e quer compartilhar isso com todos para que cada um tenha sua própria experiência.

Qual livro que você leu esse ano e mais gostou e qual é seu livro de cabeceira no momento?

R:No momento, Harry Potter! E o mais recente que li e mais gostei foi A DANÇA DOS DRAGÕES, de GRRM.

Qual o melhor horário para ler na sua opinião? E qual seu lugar preferido para ler?

R:Enquanto estamos nos meios de transporte, no início do dia ou no fim do dia, são excelentes ocasiões, seja com livro físico ou ebook. Mas meu local e horários preferidos para ler são meu sofá, num fim de tarde!

Tem algum hábito exclusivo de leitura?

R:Sim. Acho que várias pessoas têm esse hábito: de torcer ou falar “isso!”,  ou fazer comentários em voz alta explicando o que acha que aconteceu.

Que sugestões você daria para os leitores do blog leitura Mania?

:Não façam isso que falei aí em cima dentro de um ônibus!

Possui algum livro ou conto publicado? Fale nos sobre eles.

R:Eu tenho contos publicados na Revista Trasgo, Revista FARPA, e em várias antologias de concursos literários em que fui premiada ou recebi menções honrosas. Eu coloquei parte desse material (alguns contos) no wattpad e no meu site também. Vocês estão convidados a ler! São contos urbanos, ou de ficção científica, e tem até de suspense/terror!
Livros ainda não, mas neste ano de 2016, além de O MUNDO DE QUATUORIAN que estou lançando de forma independente, será publicado pela editora Bambolê um livro infantojuvenil.

Possui alguma página, blog ou wattpad? Se sim, qual endereço?.

R:Possuo sim! Seguem os links!
Deguste os primeiros capítulos de O MUNDO DE QUATUORIAN no wattpad:
Adquira o ebook na Amazon:  http://www.amazon.com.br/dp/B01F9PRWQA
Visite o site da autora: www.cristinapezel.com.br
Redes Sociais: Facebook  Twitter



E assim terminamos nossa entrevista, agradeço a Cristina Pezel, gostei muito da nossa conversa. E vocês leitores espero que acompanhem o trabalho dessa escritora. Deixem  suas sugestões para as próximas entrevista. Até mais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário