terça-feira, 29 de março de 2016

A caverna de Cristal de Mary Stewart



A caverna de Cristal, volume I da trilogia de Merlin será minha próxima leitura, faz tempo que quero ler mas só agora estou com o livro. Assim quer terminar, pretendo fazer uma resenha, e posto aqui no blog, se você quer conhecer um pouco essa obra segue informações: 

QUEM FOI MERLIN? O FEITICEIRO DE CONTOS DE FADAS, O MAGO DE TÚNICA PRETA, CHAPÉU PONTUDO E VARA DE CONDÃO? OU UM REI E PROFETA DAS VELHAS LENDAS DA BRETANHA E DE GALES?Perfeito para os amantes da literatura fantástica, este livro traz a saga do lendário Merlin - o maior mago de todos os tempos – em uma narrativa autobiográfica envolvente e muito emocionante.Mary Stewart, de forma brilhante, dá voz ao mito e, através das palavras do próprio mago, podemos entrar em contato direto com esse personagem e reviver a célebre história em uma verdadeira viagem no tempo.Aqui, acompanharemos toda a trajetória de Merlin, do menino bastardo e desprezado, acusado de ser filho do demônio, ao mago engenhoso que se tornaria o arquiteto-mor da Bretanha unida e guardião do rei Arthur.Fascinante do começo ao fim, A Caverna de Cristal é o primeiro volume da trilogia de Merlin, a magnífica recriação da lenda me- dieval do rei Arthur, que combina romance, aventura e fantasia, seguido por As Colinas Ocas e O Último Encantamento.Myrddin Ermys, ou Merlin, como mais tarde ficaria conhecido, era o neto bastardo de um rei bretão e passou boa parte de sua infância desconhecendo sua verdadeira história. Filho da princesa Niniane, teve a identidade de seu pai guardada a sete chaves por sua mãe que, para proteger o filho, fez com que todos acreditassem que o menino seria filho de um demônio que a havia seduzido sob forma humana, o que lhe rendeu a alcunha de príncipe das trevas e trouxe muita dificuldade para sua vida.Merlin era uma criança diferente das outras, calado e com interesses diferentes das outras crianças, o que o reforçava a crença de íncubo e aumentava o temor de todos, o afastando cada vez mais do convívio das pessoas.Com o tempo, o menino começaria a se aventurar além dos muros do palácio onde vivia, até o dia que encontra o lugar onde a grande mudança de sua vida teria início. Merlin chega a caverna de cristal e conhece Galapas, um velho eremita que se tornaria seu grande mestre e o ajudaria a entender e desenvolver o dom da visão, que ele já possuía.Com a morte de seu avô, o rei, seu tio Camlach, vendo nele uma ameaça aos seus planos de reinado, decide matá-lo. Pressentindo o perigo, Merlin decide fugir e dá início a viagem que o levaria de encontro com seu passado desconhecido e o mudaria não só o seu destino, mas o destino de muitos.O menino bastardo que fugira da morte como destino certo, conhece seu pai, o conde Ambrosius, de quem recebe o tratamento e cuidado dignos de um verdadeiro príncipe. Inteligente e curioso, Merlin estudou e buscou todo tipo de conhecimento, o que fez dele o braço direito de seu pai na conquista do trono da Bretanha. Os dons especiais que possuía, aliados aos conhecimentos adquiridos, fizeram de Merlin o mago capaz de desvendar os mistérios daquele reino e profetizar o nascimento do futuro rei de toda a Bretanha, o maior rei de todos os tempos, Arthur.


Sobre Autora: Mary Stewart, foi uma brilhante escritora inglesa, nascida em 1916, em Sunderland, na Inglaterra e falecida em maio de 2014, na Escocia. Começou escrever poema quando ainda era criança. E, somente ano mais tarde, por sugestão de seu marido Frederick Stewart, ela se aventura a escrever romances e encontra sua verdadeira vocação. Madam, will you talk? ( Madame, você vai falar? - tradução livro) foi o primeiro romance publicado por Mary Stewart, em 1955. Depois do primeiro livro vieram muitos outros que combinavam historias de romance, suspense e mistério, que a tornaria autora reconhecida por seu talento. Mas, o maior sucesso de sua carreira viria na década de 1970, com a publicação da trilogia de Merlin que a consagraria como grande nome da literatura fantástica, mundialmente conhecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário