terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Resenha #40 Noiva Fantasma, de Yangsze Choo




Sinopse: Até que a morte os aproxime “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...” 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma, que a DarkSide Books publica no Brasil em 2015, é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick. 

Uma historia comovente 

Ganhei esse livro no final do ano e estava ansiosa para começar a ler, e como essa semana fui sorteada, no grupo do whatsapp , escolhi ele para lemos no grupo.  

No livro conhecemos Li Lan, a heroína dessa historia, ela começa o livro como uma garota recatada e tímida, e se tornar uma mulher confiante e corajosa. No começo do livro, vamos conhecendo um pouco sobre sua família, sua amah, seu pai e sua falecida mãe. E também conhecemos a familia Lim, nela temos Lim Tian Ching, um rapaz que morreu mas que quer se casar com Li Lan uma garota viva, e nessa família temos o primo do Lim Tian Ching, Tian Bai.  Li Lan acaba por se apaixonar por Tian Bai, e no decorrer do livro vamos acompanhando esse romance. 

Na primeira parte do livro temos a proposta de casamento, o pai de Li Lan fala da proposta dos Lim, se caso ela se casasse com Lim Tian Ching (morto), ela teria uma vida agradável e não precisaria se preocupar com sua vida finaceira, já que seu pai está falido mas Li Lan não aceita, e então começa a ser perseguida nos seus sonhos e em vida pela família Lim. 

No decorrer do livro vamos vamos conhecendo a cultura, algo que achei interessante, foi deixar comida para o morto ou queimar oferendas. E gostei muito quando Fan fala do fio que conecta o vivo e o morto. 

No livro, somos apresentados a diversos personagens Fan, uma morta que ajuda Li Lan e depois mostra sua verdadeira face. Er Lang que também ajuda Li Lan, e acaba se tornando especial para ela. 

Esse livro, é muito bem escrito, ele consegue ter romance, mistérios e terror, eu tive pesadelos a noite, e nos trazer uma historia de fundo incrível. Com esse livro conhecemos outras superstições e costumes muito diferentes dos nossos. 

O mundo que Yangsze Choo cria é lindo e fantástico, o cenário extremamente bem descrito, eu senti a atmosfera do ambiente, ficava ansiosa a cada pagina lida, torcendo para Li Lan. 

Enfim, este livro é muito bem escrito, com personagens muito bem desenvolvidos. A trama é interessante, sendo lenta em algumas partes. Ainda assim, recomendo para quem procura uma leitura fascinante. 

 E a edição da Dark Side, está linda. No final do livro temos Notas sobre Casamentos fantasmas, Noções chinesas sobre o além, Malaia( nome histórico da Malásia antes da independência), Dialetos Chineses e Nomes Chineses, isso contribui muito para o entendimento do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário